SISTEMAS DE PRÉ-TRATAMENTO

O tratamento químico antes da aplicação da tinta é a base de todo o sistema de pintura, pois é responsável por garantir a resistência final do produto contra corrosão, desgaste excessivo das peças ou equipamentos, quando submetidos a esforços mecânicos, e proporcionar uma boa aderência da tinta ao substrato, sinônimo de qualidade ao produto final.

Este processo pode variar de acordo com o tipo de peça, bem como, o tipo de óleos e sujidades presentes no produto. Os processos básicos de pré-tratamento utilizados são o desengraxe, seguido de fosfatização, que pode ser, basicamente, por fosfato de ferro, zinco, zinco tricatiônico ou tecnologia nanocerâmica. Cada tipo de tratamento é mais ou menos adequado, a cada tipo de peça e material.

  • Pré-Tratamento por Aspersão (Spray)

Sistema responsável pela preparação do substrato, trabalha com aspersão de produtos químicos direcionados através de bicos estrategicamente posicionados, promovendo a limpeza e preparação da superficie das peças antes da pintura.

Os tanques de produtos alimentam os bicos spray através de bombas, aplicando-o uniformemente nas peças. Depois de fazer a limpeza, o produto retorna para o tanque através de um sistema de dreno tipo cascata.

Trocadores de calor submerso ou sistemas de boiler aquecem os banhos através de queimadores a gás ou resistências elétricas blindadas. Os vapores provenientes do spray são succionados através do conjunto de exaustão, onde os retentores de gotas bloqueiam as partículas liquidas, passando somente o ar para o ambiente.

  • Pré-Tratamento por Imersão

O processo de tratamento de superficie por imersão gera uma proteção anticorrosiva e de aderência para as peças. O sistema prevê uma sequência de tanques para os banhos por submersão, com controle de tempo, temperatura, concentração de produtos químicos e controle de contaminação destes banhos.

A vantagem desse tipo de sistema em relação ao pré-tratamento por spray é a formação da camada protetora em áreas das peças com maior dificuldade de limpeza, como frisos, curvas e afins, o que traz uma uniformidade em toda peça pintada.

Solicite seu orçamento: